A Tailândia é um país situado no Sudoeste Asiático, e que é dividido entre a Indochina e a península Malaia. É dos raros países do Oriente que nunca foi ocupado pelas potências coloniais, graças a isso, a Tailândia preserva muitos aspectos de sua cultura tradicional.
A Tailândia sempre integra a lista de países exóticos mais cobiçados pelos turistas que vão em busca de aventura, sem contar que é um destino completamente diferente do nosso, que difere em sua grande riqueza arquitetônica, cultural, gastronômica e de tradições com um espírito exclusivamente tailandês, dentro de uma atmosfera tranquila que só o budismo pode oferecer. Bangkok, Chiang Rai, Chiang Mai, são alguns dos locais mais importantes em nível cultural do Sudeste da Ásia e na Tailândia.
Por outro lado, se parece conosco quando o assunto é sua hospitalidade e um temperamento alegre, sem contar a tendência natural em querer fazer com que qualquer visitante sinta-se em casa.
A Tailândia é também um país bastante interessante por outros prismas. Com suas festas e festivais, a vida noturna é sempre badalada por suas ruas e bares. E mais, também é possível fazer compras por lojinhas e bancas espalhadas pelas ruas.
Agora, se você prefere desfrutar do sol e do mar, então não vai querer perder suas maravilhosas como as ilhas de Phuket ou Krabi, com hotéis e outros tipos de hospedagem.
Incluir as ilhas do sul da Tailândia é algo que, para quem gosta de praia, e deseja estar em algumas das praias mais lindas do mundo, deve ser visto como indispensável! Em Phi Phi, pequeno arquipélago que serviu de cenário para o filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio, a vegetação e as rochas emolduram as praias de areia clara e de água azul-turquesa. Você precisará de barqueiros, ou contratar um passeio de lancha, se quiser visita-la. Se não quiser se hospedar no arquipélago, é possível fazer uma bate-volta. Quando visitamos, ficamos hospedados em Phuket, de onde visitamos a Ilha por um ferryboat que levou aproximadamente duas horas, por trecho.
Aliás, Quem se hospeda na ilha Phuket, também pode ficar despreocupado, pois encontrará praias incríveis, com hotéis de primeira.
Bangcok
Vamos falar um pouco mais sobre a capital do país, pois é imperdível. Se fosse você, começaria sua viagem por aqui, percorrendo outras cidades, como Chiang Rai e Chiang Mai, e fecharia em alguma das ilhas que sugeri anteriormente. Em Bangkok você verá um pouco de tudo que compõe a diversidade encontrada na Tailândia. Prepare-se para percorrer mercados de rua, mercados flutuantes, restaurantes, templos, e espaços dedicados às massagens por toda a cidade – mas lembre-se: as massagens são parte dos costumes locais e não têm conotação sexual.
Lembra que falei aqui algumas vezes das barracas de rua? Pois é, elas ficam concentradas na avenida Khao San Road, lá encontra-se de tudo um pouco, e elas dividem o espaço com uma vida noturna agitada, que vai de bares a casas de danças sensuais. E acredite, ali por perto, o silêncio ronda os templos milenares.
De dia, quando sair para passear, lembre-se de visitar o templo Wat Arun, às margens do rio Chao Phraya, o Grande Palácio Real (com suas pedras preciosas e detalhes em ouro), o templo do Buda de Esmeralda e os belos jardins.
E por falar em templos, sugeri que começasse sua viagem por Bangkok, e a partir dali visitar outras cidades. Chiang Mai, como citei, é uma delas, e fica aproximadamente a sete horas e meia de carro da capital. Vale uma diária ou duas nesse lugar, que possui mais de 700 anos de história e centenas de templos. Os principais santuários são Wat Rong Khun, um dos mais famosos de toda a Tailândia, totalmente branco, e o Wat Doi Suthep, que fica no alto de uma montanha.
Quando ir
Na Tailândia faz calor o ano inteiro, com temperaturas médias de 30 graus. Para visitar as ilhas evite o período das monções, cada região tem uma época específica. Em Ohi Phi, Phuket e Krabi, considere ir entre os meses de dezembro a março se quiser evitar as chuvas. Já as ilhas Ko Phangan, Koh Samui e Koh Tao é melhor no período que compreende fevereiro a setembro.
Informações importantes para completar sua viagem
A Tailândia não exige visto de brasileiros, mas o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela é obrigatório.
Aeroporto
Aeroporto Internacional de Bangcoc.